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Você está disposto a pagar o preço do sucesso?

Na última edição da revista Veja, li com interesse a entrevista do mega empresário de marketing, dono da WPP, indicada pela revista como a maior empresa de marketing do mundo. Intrigou-me, especialmente, quando o inglês Martin Sorrell deu a sua receita para o sucesso.

Disse o mega empresário inglês que há dois pontos essenciais para o indivíduo crescer nos negócios hoje em dia. Primeiro, ser criativo na execução. Os administradores atuais precisam ter imaginação, não importa qual seja o negócio sendo que todos os setores estão mais competitivos e os clientes mais exigentes. As grandes indústrias produzem mais do que deveriam. A automobilística fabrica anualmente 70 milhões de carros para 50 milhões de consumidores. Quem não tem criatividade para conquistar o cliente está morto. Segundo, é preciso saber como fazer, planejar e dedicar o maior tempo possível ao negócio. Se quiser vencer, seja uma mãe para sua empresa. Quem trabalha oito horas por dia nunca vai ficar rico.

Esse depoimento, direto e franco, de um mega empresário mundial, não endossa o que alguns especialistas em desenvolvimento de executivos e de negócios vêm afirmando sobre o comportamento que é desejado pelos acionistas para os dirigentes das empresas. Muitos analistas e diversas publicações especializadas tem apregoado que os dirigentes têm à sua disposição ferramentas e técnicas modernas, cuja utilização evitam que desperdicem muito tempo com o seu negócio e que devem adicionar mais qualidade a sua vida com muito esporte e muito lazer. Parece, no entanto, que a teoria nem sempre funciona na prática; o cenário econômico brasileiro em especial não está permitindo nenhuma ociosidade aos empresários e executivos que aqui atuam.

Especialmente, quando se trata de empresários ou de executivos que ocupam os mais altos escalões da organização, responsáveis diretos pelo resultado do empreendimento. Até porque, o sucesso do empreendedor não está atrelado apenas ao lado financeiro, mas principalmente à realização de alguma coisa maior, mais importante, que inclui responsabilidade política e social. Ser empreendedor tem um custo que muitos não estão dispostos a pagar.

Não será preciso citar outros empreendedores nacionais, como Amador Aguiar ou Antonio Ermírio de Moraes, do lado dos empresários, ou executivos de grandes empresas como Renato Furtado ou de pequenas como Alfredo Lário, o que todos tiveram ou tem em comum é a falta de disponibilidade de seu tempo para planejar a sua qualidade de vida com muito laser.

Atualmente, o grande desafio dos dirigentes das organizações empresariais é manter a sua organização competitiva, e para isso é necessário estar sempre perseguindo ou se mantendo na liderança dos negócios em seu seguimento de atividade. Os produtos e os serviços têm se modificado com uma velocidade impressionante, e a real vantagem competitiva das empresas cada vez mais tem se voltado para a qualidade dos colaboradores que possui: a produção do conhecimento é cada vez maior e seu tempo de utilização cada vez mais curto.

O mega empresário vaticina, com a autoridade que tem pelo sucesso nos negócios, que "o funcionário ideal é o bem preparado do ponto de vista do conhecimento, mas com as qualidades de um operário: tem que ser companheiro, persistente, tem de trabalhar duro. São poucas as pessoas que conseguem reunir essas duas características".

E, ao executivo de carreira, não basta ser apenas um bom funcionário, precisa também estar no comando dos negócios e das pessoas, como diz o guru da administração Peter Drucker: " Um executivo desenvolve pessoas - Através da forma como administramos, nós facilitamos ou dificultamos o desenvolvimento das pessoas. Nós as dirigimos bem ou mal. Nós despertamos ou sufocamos o que elas têm dentro. Nós reforçamos ou corrompemos sua integridade. Nós as treinamos para ficarem de pé e fortes, ou nós as deformamos... quer tenhamos consciência disso ou não".

O perfil descrito pelos dois "experts" é, provavelmente, a meta de todos os profissionais que pretendem uma carreira de sucesso e o sonho de toda corporação que pretende manter-se competitiva e rentável. Porém, na prática, encontrar esses profissionais com a preparação de bons dirigentes de negócios, com o espírito e a consciência empreendedora, está se tornando um desafio cada vez maior para as corporações, como também, a cada dia torna-se menos atraente para muitos indivíduos aceitarem o alto custo de serem bons profissionais naquilo fazem e ainda assumirem o encargo de dirigentes e empreendedores.

 

Edmir Pacheco da Silva é Consultor Sênior da Edpeople Talentos Humanos

 

Email: edmir.pacheco@edpeople.com.br

 

 

 

 
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